Na sua chegada ao Brasil, o futebol era dominado por homens brancos. Mas não demorou muito para que os negros se encantassem pelo esporte e tivessem que encarar uma dura batalha pela democracia racial para que pudessem praticar o seu jogo favorito. Infelizmente, mais de um século depois, ainda presenciamos cenas de racismo no futebol mundial, seja praticado pela torcida, seja praticado por um outro atleta.
Em mais um momento de reflexão acerca do dia da consciência negra, comentamos no episódio de hoje alguns casos de racismo no futebol. Também trouxemos indicações de livros, filmes e diversos outros materiais para que possamos entender e estudar sobre o assunto, através da participação das nossas incríveis convidadas que, reconhecendo sua negritude e ancestralidade, estimulam o debate na luta para que sejamos não só contra o racismo, e sim antirracistas!
——————————————
Consciência Negra no Futebol é o décimo quarto episódio do Quebra o Muro, com as Atleticaníssimas. O episódio foi ao ar em 20/11/2020 e tratou do racismo no futebol no dia da Consciência Negra.
FICHA TÉCNICA:
Âncora: Maria Victoria Valenza (Mavi)
Mesa: Andréa Broto da Silva (Deya) e Michelle Cardoso Silva (Mich)
Participações: Monike da Silva
Pesquisa: Ana Carolina Souza
Editorial: Ana Carolina Souza
Revisão: Daiane Luz
Edição: Emelly Ribeiro