Podcast El Paranaense

Em 2018 o Athletico Paranaense sagrou-se campeão da Copa Sul-Americana, sua primeira conquista internacional. Tal conquista foi extremamente celebrada pela torcida rubro-negra, além de ser assunto amplamente abordado pela mídia esportiva. E não poderia ser diferente no meio acadêmico, dentre os formandos de Jornalismo. Sendo assim, o estudante Marcos Henrique Barreira Guérios fez seu trabalho de conclusão de curso inspirado na recente conquista atleticana.

O resultado do TCC de Marcos Guérios, foi uma série de 4 podcasts em formato de storytelling, denominado El Paranaense – A conquista da Sul-Americana. As atleticaníssimas, e co-fundadoras do grupo, Daiane Luz e Michele Toardik foram convidadas a contar suas vivências nas arquibancadas durante essa competição. Além disso, a fundadora das Atleticaníssimas Milene Szaikowski, também participou como historiadora do Club Athletico Paranaense e co-autora do livro Estádio Joaquim Américo – Arena da Baixada – 100 anos.

O resultado desse Trabalho de Conclusão de curso pode ser conferido nos links abaixo:

#01 – O PÊNALTI QUE MUDARIA TUDO [EL PARANAENSE: A CONQUISTA DA SULAMERICANA]

#02 – TIME DE GUERRA [EL PARANAENSE: A CONQUISTA DA SULAMERICANA]

#03 – A COPA DO BRASIL DENTRO DA SULAMERICANA [EL PARANAENSE: A CONQUISTA DA SULAMERICANA]

#04 – PRAZER, EL PARANAENSE [EL PARANAENSE: A CONQUISTA DA SULAMERICANA]

Podcast:  El Paranaense – A Conquista da Sul-Americana
Curso:
Jornalismo
Universidade:
Universidade Positivo
Ano:
2019
Período:
4º ano
Aluno:
Marcos Henrique Barreira Guérios
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso
Professor orientador: Luiz Witiuk
Atividade desenvolvida: Série de quatro podcasts no formato storytelling
Objetivo: Relatar a história da conquista da Copa Sul-Americana pelo Athletico Paranaense e todo o contexto em que ela está inserida, tudo que envolveu o clube dentro e fora de campo.
Resumo: 

Este trabalho é uma série de podcast storytelling que vai contar, a partir do relato de alguns torcedores, como foi o título conquistado pelo Club Athletico Paranaense na Copa Conmebol Sul-Americana em 2018. O produto tem o caráter de relatar a história e todo o contexto em que ela está inserida, tudo que envolveu o clube dentro e fora de campo. O relato dos torcedores trás o caráter da emoção, que é figura central na construção da narrativa, que traz memórias afetivas para os torcedores. O produto também busca ser uma experiência radiofônica para o ouvinte em alguns momentos. Acima de tudo, essa série é um relato histórico para o futebol paranaense, dada a importância da conquista. Por isso, o objetivo geral deste trabalho é realizar um registro histórico da conquista esportiva por meio de uma linguagem que contenha a experiência radiofônica e a relação afetiva entre clube e torcedor, explorando novos formatos narrativos. 

Anteriores

Próximos

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Acadêmico Podcast El Paranaense