A primeira sócia do Athletico Paranaense

Houve um tempo em que as mulheres precisavam da autorização de um homem para fazer parte do quadro de sócios de um clube de futebol. Ao longo dos anos as mulheres tiveram inúmeras conquistas, como o direito ao voto na década de 30. E junto com isso, veio também o direito de se tornarem sócias dos seus clubes do coração por conta própria. Desta forma, em 06 de abril de 1949, a  jovem Leide Parolin Marinoni foi a primeira mulher a se tornar sócia do Club Athletico Paranaense.

Leide Parolin Marinoni
Leide Parolin Marinoni em 1949 e atualmente.

Com apenas 17 anos, Leide entrou pra história do rubro-negro. E não parou por aí! Anos depois, ela se tornou uma das primeiras mulheres a ser conselheira e depois foi a primeira mulher dirigente no Athletico Paranaense fazendo parte da Retaguarda Atleticana. Neste episódio, dra. Leide nos conta como foi sua trajetória como torcedora, do carinho por jogadores como o bicampeão mundial Djalma Santos e também como usou a Medicina em favor do Athletico Paranaense.

Carteira de diretora de Leide Parolin Marinoni
Carteira de diretora do
Club Athletico Paranaense

Ouvindo os relatos da dra. Leide, nos reconhecemos em cada palavra, em cada história e percebemos, mais uma vez, que o amor pelo Athletico conecta gerações e expõe afinidades, afinal: “Não existe combinação mais linda do que vermelho e preto”

 

Quarto episódio do Quebra o Muro, com as Atleticaníssimas, A primeira sócia do Athletico conta a história da médica Leide Parolin Marinoni. O podcast foi ao ar em 09/09/2020.

FICHA TÉCNICA:

Âncora: Milene Szaikowski (Mylla)
Mesa: Fabíola Tigrinho
Convidada: Leide Parolin Marinoni
Pesquisa: Milene Szaikowski (Mylla)
Roteiro e Editorial: Daiane Luz e Milene Szaikowski (Mylla)
Revisão: Milene Szaikowski (Mylla)

Anteriores

Próximos

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quebra o MuroA primeira sócia do Athletico Paranaense