No ano de 2020 fomos procuradas por alunas do 4º ano do curso de Relações Públicas da UFPR que pretendiam, através de um trabalho acadêmico, reforçar a importância da igualdade de gênero dentro dos estádios. Elas editaram uma revista online com torcidas femininas dos três times de Curitiba, e as Atleticaníssimas representaram a torcida do Athletico Paranaense no trabalho das estudantes Julia Bonilauri Fontana, Laura Sferelli e Mainara de Melo Barbosa na disciplina de Comunicação e Gênero.
Na revista intitulada “Agora que são elas – As torcidas femininas do Trio de Ferro” as alunas produziram conteúdo baseado em pesquisas e entrevistas realizadas com torcedoras do Athletico, Coritiba e do Paraná Clube. A revista traz também entrevistas com uma integrante da Furacão LGBTQ e com uma jornalista esportiva da capital Paranaense. Além disso, a revista conta com reportagens sobre o futebol feminino e sobre a Marta (uma das maiores jogadoras de futebol do Brasil) e imagens de torcedoras dos clubes da capital Paranaense.
Revista: Agora que são elas – As torcidas femininas do Trio de Ferro
Curso: Relações Públicas
Universidade: Universidade Federal do Paraná
Ano: 2020
Período: Remoto Emergencial – 7º período/4º ano
Alunas: Julia Bonilauri Fontana, Laura Sferelli e Mainara de Melo Barbosa
Disciplina: OC055 – Comunicação e Gênero
Professoras responsáveis: Valquíria John e Michele Massuchin
Atividade desenvolvida: Revista online
Objetivo: Reforçar a importância da igualdade de gênero dentro dos estádios
Apresentação: Apresentar as torcidas femininas dos três times de Curitiba (Athletico PR, Coritiba e Paraná Clube), mostrar suas importâncias para a igualdade de gênero dentro dos estádios. As perguntas feitas pelas entrevistadas foram baseadas nos estudos discutidos durante a disciplina OC055 – Comunicação e Gênero.